A intervenção do Terapeuta da Fala nas dificuldades de mastigação/deglutição . CMM
A intervenção do Terapeuta da Fala nas dificuldades de mastigação/deglutição

A intervenção do Terapeuta da Fala nas dificuldades de mastigação/deglutição

Quando as dificuldades chegam à hora da refeição!


Mastigar e engolir parecem ser atos naturais no ser humano; No entanto, nem sempre estas funções ocorrem com a facilidade desejada e a hora da refeição pode tonar-se a mais complicada das horas!

Este não é um problema invulgar e poderá afetar cerca de 25% das crianças! (Arts-Rodas, Benoit, 1998).

O processo de alimentação desenvolve-se desde a sucção do leite materno, passando pela introdução de alimentos em puré, seguida de alimentos mais consistentes que a criança mastiga, até aos alimentos mais duros. Para que todo este processo se desenrole é fundamental um desenvolvimento adequado do sistema neurológico, psicomotor e comportamental.  Passando o período ótimo para iniciar os alimentos sólidos, pode tornar-se difícil que a criança os aceite. Quanto mais distante este período ótimo, maior é o risco de rejeição de novos paladares, consistências e texturas.

Além da função nutritiva, a introdução gradual de alimentos com crescente consistência garante o desenvolvimento musculo-esquelético das estruturas oro-faciais. Os músculos aumentam a força pela necessidade gradual de aplicar mais força na mastigação e o seu uso afeta o crescimento ósseo de estruturas como a mandíbula.

Como tal, perturbações da alimentação podem levar a perturbações no desenvolvimento global da criança, no sistema motor oral com implicações nas estruturas faciais e nas funções com ele relacionadas. Se o desenvolvimento motor oral não for adequado podemos observar dificuldades diretamente relacionadas com a alimentação, mas também com a fala e respiração, funções que “usam” os mesmos músculos.

 

Assim, é importante verificar se existem…

-     Dificuldades em mastigar (se engole bocados inteiros, revela cansaço na mastigação; recusa consistências mais duras);

-     Comida na boca por longos períodos de tempo sem a engolir;

-     Engasgos ou vómitos frequentes;

-     Problemas em respirar enquanto come ou bebe;

-     Choro excessivo na hora da alimentação;

-     Dificuldades na introdução de alimentos com diferentes texturas, cor, temperatura ou sabor;

-     Alimentação exclusiva com determinados alimentos;


Quando a hora da refeição se torna um verdadeiro problema, deverá procurar a avaliação por parte do terapeuta da fala. A intervenção do terapeuta da fala poderá passar por:

-     tornar os músculos envolvidos no processo de mastigação e deglutição mais fortes.

-     ajudar no processo de mobilização da língua.

-     adequar a sensibilidade intra e extra oral. A recusa de consistências novas pode surgir porque a criança estranha as novas sensações na boca ou até nas mãos, pelo que deve ser realizado um trabalho que permita à criança conhecer novas sensações e aceitá-las. ensinar a mastigar os alimentos;

-     ensinar a mastigar os alimentos usando a musculatura bilateralmente e de forma equilibrada.

-     fazer com que criança experimente novos alimentos e bebidas.

-     se necessário, mudar as texturas dos alimentos e a espessura do líquido para ajudar a engolir com segurança.

-     Adequar o comportamento durante as refeições. 

O principal objetivo da intervenção do Terapeuta da Fala é a normalização do processo de alimentação, tornando-o prazeroso e seguro para a criança.


Autores:

Maria João Costeira, Terapeuta da Fala (C-020553188) Pós graduada em Motricidade Oro Facial CMM Aveiro / CMM Estarreja

Mariana Cirne de Almeida, Terapeuta da Fala (C-038975181)  Pós graduada em Motricidade Oro Facial CMM Murtosa 


Bibliografia:

-     https://www.asha.org/public/speech/swallowing/Feeding-and-Swallowing-Disorders-in-Children/

-     Arts-Rodas, D & Benoit D.(1998) - Feeding problems in infancy and early childhood: Identification and management - Paediatr Child Health.Jan-Feb; 3(1): 21–27.